ESTUDO DO MEIO
As CSL – Centro Cultural associam-se à Purga para uma contaminação das Carpintarias em modo relâmpago, num exercício de liberdade criativa e necessariamente, como é nosso apanágio, numa perspetiva de cruzamento e co-criação. Não é uma coletiva de artistas visuais, nem um festival de performance, ou ainda uma série de concertos. São linhas sobrepostas de todas essas influências artísticas num diálogo intrínseco com a arquitetura e o espírito das Carpintarias.
Estudo do Meio é uma mostra de talentos de uma nova geração, alguns já conhecidos, e outros não tanto, que agora têm a possibilidade de se fazer notar a uma nova escala.
"ESTUDO DO MEIO (+18)
O que é que a bússola, o sistema reprodutor dos mamíferos e as propriedades dos minerais têm em comum? Na primeira experiência de interdisciplinaridade que a escola nos oferece, um lugar horizontal para existir. Aprendemos que as coisas têm os seus funcionamentos interligados, independentes na sua interdependência, e que nós somos parte horizontal das coisas.
Propomos a este meio artístico que habitamos um encontro ao centro, nessa origem das coisas condensadas e contaminadas umas às outras, numa programação de dois dias em que somos livres para cruzar as nossas práticas com as dos nossos colegas, procurando a harmonia utópica de uma disciplina escolar.
A Purga, projecto curatorial independente de Rudi Brito e Isabel Cordovil, tem actuado na organização de exposições, tendo começado em apartamentos desocupados na Vila Luz e agora expandindo para outros espaços e outros desafios."
Com os artistas António Poppe, Inês Raposo, Fernando Travassos, Henrique Pavão, Pedro Gomes, Tropa Macaca, Sandra de Matos, David Leal, João Gil, Felipe Oliveira Baptista, Cláudia Guerreiro, João Pimenta Gomes, Elizabeth Prentis, Ema Gaspar, Mané Pacheco, Sara Graça, Guilherme Curado, Isabel Cordovil, António Júlio Duarte, Rui Gueifão, Vasco Alves, Rudi Brito, Diogo Bolota e João Dória."