
BYOB (Bring Your Own Beamer) 15 março 2025, 18:30
projecto curatorial de CONNOR BENEDICT
BYOB (Bring Your Own Beamer) é uma exposição pop-up dedicada à arte em vídeo e projeção. O conceito retira a arte visual em vídeo, filme, fotografia, luz e projeção do isolamento, promovendo uma interação espontânea e um diálogo dinâmico entre obras e artistas num espaço partilhado.
A experiência linear torna-se opcional.
Enquanto estrutura, a exposição convida o público a refletir sobre as interações, a imergir nas obras sob novas perspectivas e a explorar temas e ideias em paralelo—livres das limitações do tempo e do espaço.
A arte de projeção, enraizada em tradições como o teatro de sombras e as imagens de vinheta, evoluiu drasticamente com as tecnologias contemporâneas. Os avanços na interatividade, nas fontes de luz e no mapeamento de cena transformaram a forma como a luz anima o espaço, abrindo possibilidades criativas infinitas. Ao reunir múltiplas obras num só espaço, o BYOB dá origem a uma cacofonia de luz e movimento, convidando o público a explorar e a descobrir projeções de maneiras inesperadas.
O conceito BYOB surgiu no início dos anos 2000 em Berlim e, desde então, tem ocorrido em todos os continentes, sob diferentes formas. Nasceu de uma abordagem espontânea e de base comunitária, estabelecendo uma ponte entre a ideia dos anos 90 de uma “zona autónoma temporária” e as práticas contemporâneas de arte e comunidade. https://www.byobworldwide.com/
As artistas convidados são: Sara Alemão, Filipa Alfama, Dancingfoot, Inês de Almeida Dias e Maria Inês Mendes, Rita Bárrios Ferreira, Francesca Faulin & Carla Santana, João Figueiras, Rebecca Fontaine-Wolf, Diane Giraud, Andrea Giusti, gonssalo, Abia Karim, Léna Lewis-King, Natália Loyola e Deborah Veigas, Macila, Gabriel Marmelo, Stephanie Monica, João Parente e Carla Gonçalves, Rodrigo Esteves Pereira, Luís Persaud, Henrique Porta-Nova, Max Provenzano, Enrique Rodriguez e Carlos Costa, Maiana João Rocha, Luís Trindade, Anna Rebecca Unterholzner, e Visual Echoes.
#BYOB #hardstyle #millennium
biografia abreviada:
Connor Benedict
Curador, produtor cultural e gestor de projetos. Connor é assistente de produção e produtor artístico na Rebecca Fontaine-Wolf desde 2021. Trabalhou também como Coordenador de Cultura Aberta para a Creative Commons de 2021 a 2024. Connor estudou Gestão de Projetos na Kaospilots, na Dinamarca, e Design e Cultura Visual e IADE, em Lisboa.