Reabertura CSL :: A Música Portuguesa a gostar dela própria

Cinema ao vivo: 26.01, sábado | 21h30

“O Regresso à Mouraria”
8º aniversário d'A Música Portuguesa a gostar dela própria

Cinema ao vivo
“O Regresso à Mouraria”

8º aniversário d'A Música Portuguesa a gostar dela própria

26.01, sábado | 21h30

Em Janeiro o projecto "A Música Portuguesa a gostar dela própria", faz 8 anos de existência, depois de mais de 4000 vídeos gravados e quase 2100 projectos musicais diferentes, práticas ancestrais e paisagens sonoras, o projecto agora presente na Antena 1 e Antena 2 e RTP Memória, com um palco em nome próprio no Festival Bons Sons, celebra o seu aniversário revisitando as mais de 100 gravações elaboradas no bairro da Mouraria em 2014, que deram origem a um episódio sobre esse bairro na série O Povo que ainda Canta, realizada em 2015 para a RTP 2.

A partir dessas gravações, aproveitando a abertura ao público do novo espaço cultural das Carpintarias de São Lázaro, o realizador Tiago Pereira e o músico Sílvio Rosado apresentam um filme multi disciplinar, montado em tempo real, onde se pode encontrar uma Lisboa que é um conjunto de bairros e de culturas migrantes e emigrantes que se fundem e misturam e onde a música assume um papel fundamental. Dia 26, 21.30 Carpintarias de São Lázaro, entrada gratuita.

Tiago Pereira documentarista e Sílvio Rosado músico criam uma performance audiovisual a partir das gravações de práticas musicais ou ambientes sonoros de um determinado local. Construindo por um lado um arquivo vivo de documentos de uma música/sonoridade identitária local, que pode ser consultado e que mantêm a memória viva, e por outro lado a desconstrução desse mesmo arquivo/ memória, permitindo que a comunidade se reveja e se questione e ao mesmo tempo criando um espaço lúdico de fruição onde se pode dançar a memória ou seguir uma história.