top of page

X-CENTRIC FUTURES

Debates mensais abertos ao público coordenados por Giovanbattista Tusa & Bartholomew Ryan. Uma colaboração entre o seminário de investigação X-Centric Futures do CultureLab do Instituto de Filosofia da Nova e o Centro Cultural Carpintarias de São Lázaro.

Este esforço colaborativo visa produzir uma mudança na compreensão coletiva destes tempos presentes, em que demasiadas vezes o futuro é sentido como uma era inescapável e ameaçadora recheada de perturbações sociais e catástrofes ecológicas.

Os debates X-Centric Futures procuram desenvolver práticas críticas rigorosas que vão além da interdisciplinaridade académica e criar uma plataforma aberta para um diálogo entre diferentes perspectivas na redefinição do pensamento crítico numa era planetária.

Um terreno comum para as diversas actividades que terão lugar ao longo deste programa é que não há uma humanidade a vir, mas sim uma multidão de diferentes humanidades com diferentes futuros e diferentes passados, cuja exploração implica o desenvolvimento de novos quadros teóricos e práticos e categorias.

X-Centric Futures inaugura a categoria de programação Gostaríamos de acrescentar das Carpintarias de São Lázaro.
Esta linha de programação promove conferências, debates ou seminários em temas como inovação e sustentabilidade, éticas do século XXI, contextos históricos e a sua reconciliação, sociedade digital, novos modelos económicos, e todas as questões que se relacionem com outros modos de vida e sociedade.


BIOGRAFIA

> GIOVANBATTISTA TUSA
Giovanbattista Tusa é um filósofo e artista de vídeo baseado no Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa em Portugal, onde coordena o programa de investigação X-CENTRIC FUTURES. É o autor, em conjunto com Alain Badiou, de "The End" (Polity Press, 2019).
Recentemente, co-editou" Fernando Pessoa and Philosophy. Countless Lives Inhabit Us" (Rowman & Littlefield, 2021), "PPPP. Pier Paolo Pasolini Philosopher" (Mimesis International, 2022), e "Dispositif. A Cartography" (MIT Press, 2022).
Está actualmente a editar, com Michael Marder, Contemporanea. "A Glossary for the 21st Century" (MIT Press, 2023) e completando o seu manuscrito "Minima Planetaria". É o director das "Planetary Conversations", em colaboração com "The Philosophical Salon".

> BARTHOLOMEW RYAN
Bartholomew Ryan é filosofo, músico e o coordenador do Culturelab no IFILNOVA da Universidade Nova de Lisboa. O seu trabalho académico e criativo revolve em torno do tema central da ‘transformação’ e da pluralidade do sujeito, levando em consideração as máscaras, ecologias e identidades (múltiplas) que definem a condição humana moderna.
Publicou vários livros e artigos sobre filosofia e literatura, e o livro mais recente chama-se "Fernando Pessoa and Philosophy: Countless Lives Inhabit Us" (co-editor, 2021). Ensinou em universidades no Brasil, em Berlin, Oxford, Aarhus, Dublin, Lisboa e Bishkek.
É ainda membro na banda internacional "The Loafing Heroes" e a formação de áudio experimental "Headfoot", e no projeto solo "Loafing Hero".

bottom of page