top of page

Altri venti — Ostro | Apresentação Bruna Esposito - Prémio Italian Council

Apresentação do projeto de Bruna Esposito

16 maio 2022
18h30

Apresentação do projeto da artista italiana Bruna Esposito “Altri Venti - Ostro “, vencedor da IX edição do prestigiado “Italian Council 2020” – prémio atribuído cada ano pelo Ministero della Cultura italiano – como conclusão de um percurso internacional iniciado no Magazzino Italian Art de Nova Iorque e continuado em Buenos Aires no âmbito da Bienalsur.

Após a projeção de um docu-filme (7’) sobre a obra, a artista conversará com Giulia Lamoni, investigadora e curadora independente (Instituto de História da Arte - Universidade Nova de Lisboa) e com Giovanbattista Tusa, filósofo e investigador em Ecologias Contemporâneas (Instituto de Filosofia - Universidade Nova de Lisboa).

Intervirão Fernando Belo, diretor das Carpintarias de São Lázaro e Stefano Scaramuzzino, diretor do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, que darão início ao encontro com um diálogo sobre as temáticas da sustentabilidade, da frugalidade, da simplicidade e do empenho poético e político, abordadas no projeto de Bruna Esposito.

Ostro é a primeira de muitas variações sobre um tema concebido para evocar os ventos quentes do Mediterrâneo, tais como o libeccio, sirocco, e grecale.

A instalação consiste num gazebo feito de materiais naturais tais como bengalas de bambu e corda: o espaço acolhedor é aquecido pela brisa criada por um ventilador de teto alimentado por energia solar, e também apresenta várias hélices de navios (um motivo recorrente na obra de Esposito).

O trabalho é fruto de uma sinergia de várias áreas de investigação, dando vida à visão do artista - e convicção cada vez mais explícita - de que apenas eliminando as distâncias entre pessoas e instrumentos utilizados para melhorar o nível de vida, podemos imaginar uma mudança de direcção radical a favor de uma abordagem mais ecológica. Desta forma, acabaremos com o uso excessivo de bens de consumo, como por exemplo o ar condicionado.
O trabalho é apresentado como um dispositivo que visa revigorar o espaço, imbuindo-o de novas e possíveis relações, reflexões, e significados. Numa altura em que o tema do "encontro" é tão atual como sempre, o artista oferece-nos um espaço de descanso, uma pausa que se torna um encontro. Ostro é uma exortação política e poética: um convite para fazer um balanço do impacto das nossas ações e considerar a inevitabilidade de outras escolhas, bem como o poder da simplicidade; é uma ode a alternativas antigas e frugais.

Altri Venti - Ostro foi apresentado no STUDIO STEFANIA MISCETTI em Roma. Por ocasião da exposição, foi publicado o livro Altri Venti, com contribuições da artista, Benedetta Casini, Arkfactory.


Itinerário de exposições e palestras:
Magazzino Arte Italiana, Nova Iorque (EUA) - Maio / Setembro 2021
Bienalsur, Buenos Aires (Argentina) - Outubro / Janeiro 2022
Istituto Italiano di Cultura di Lisbon e Carpintarias de São Lázaro (Portugal) - Maio 2022
Centro per l'arte Contemporanea Luigi Pecci, Prato (Itália) - Primavera 2022


​———————————————————


Realizado graças ao apoio de:
Italian Council
Direzione Generale Creativita Contemporanea

Promovido por:
Studio Stefania Miscetti

Parceiros culturais:
Magazzino Italian Art
Bienal Internacional de Arte Contemporaneo de America del Sur
Instituto Italiano de Cultura de Lisboa
Centro Pecci
Tools for Culture

Em colaboração com:
Carpintarias de São Lázaro

bottom of page