top of page

UN TSUGI 雲継ぎ | Rafael Alvarez

de Rafael Alvarez | BODYBUILDERS & Plural_Companhia de Dança

04. - 05.06.2021 | 19h00

Compra à entrada:
Bilhete normal 10€
Bilhete com desconto 5€
(desconto para pessoas com deficiência mediante apresentação de atestado multiusos e acompanhante, desconto para clientes e colaboradores da Fundação LIGA, desconto para a comunidade escolar da Escola Superior de Dança)

Reservas:
reservas@csl-lisboa.pt
(levantamento de bilhetes reservados até 2 horas antes do início do espectáculo; pagamento disponível apenas em dinheiro)

#dança #espetáculo #performance
UN TSUGI (nuvem de ligações) convoca a prática terapêutica shinrin-yoku - expressão nipónica para banho (shinrin) e floresta (yoku), literalmente ‘banho de floresta’. O dispositivo coreográfico e cenográfico do espectáculo coloca simbolicamente e materialmente a figura das árvores e da inteligência dos eco-sistemas florestais como paradigma para pensarmos o lugar e o papel do corpo - ético, ecológico, poético, político e estético num tempo de emergência climática global, reflectindo sobre a herança e a inteligência das árvores, sobre a vida em comunidade e sobre a diversidade e co-existência de espécies humanas e não-humanas.

Este novo espectáculo de dança contemporânea da BODYBUILDERS | Rafael Alvarez & Plural_Companhia de Dança/Fundação LIGA, com direcção artística do coreógrafo Rafael Alvarez, assinala os 26 anos desta companhia pioneira em Portugal na área da dança inclusiva, resultando da colaboração entre seis intérpretes com e sem deficiência, bailarinos residentes da Plural, recém-licenciados da Escola Superior de Dança e outros artistas convidados.

O ‘kintsugi’ técnica milenar e artesanal do Japão que consiste em reparar e ligar peças quebradas de cerâmica através de uma liga dourada inspira a origem e título deste projecto. Os corpos que se convocam através do projecto TSUGI (do japonês: reparar, ligar, unir), são corpos de resiliência, resistência e acção, são corpos de ligação. Não pretendemos camuflar a natureza frágil que nos humaniza, mas antes celebrar, plantar e reflorestar a diversidade e a pluralidade. O desafio trazido a palco, será o de pensar o presente e o futuro sustentável a partir da poesia destes corpos-árvore.


Direcção Artística, Coreografia, Cenografia e Figurinos:
Rafael Alvarez

Co-criação e Interpretação:
Cristina Tavares, Diana Niepce Bastos, Frederico Augusto, Inês Cardoso, Noeli Kikuchi, Rita Pinho

Assistência:
Noeli Kikuchi

Desenho de Luz e Operação Técnica:
Guilherme Pompeu

Coordenação e Produção:
Rafael Alvarez | BODYBUILDERS

Apoio à Produção e Coordenação Plural:
Cristina Passos | Fundação LIGA

Gestão Financeira:
Sara Lamares

Assessoria de Imprensa:
Mafalda Simões

Fotografia e Livro:
Elisabeth Vieira Alvarez

Apoio à Edição Livro:
Susana Paiva

Registo Vídeo Espectáculo:
Bruno Canas

Design Gráfico:
Paulo Guerreiro

Co-produção:
BODYBUILDERS | Rafael Alvarez e Plural_Companhia de Dança/Fundação LIGA

Parcerias:
Escola Superior de Dança/IPL, Carpintarias de São Lázaro, Antena 2

Apoio à Criação e Edição:
República Portuguesa - Cultura / DGARTES



Acessibilidade e Medidas de Segurança: Para pessoas com mobilidade reduzida, as CSL dispõem de uma plataforma elevatória de acessibilidade localizada nas escadas da entrada e de um elevador que acede a todos os pisos. (https://www.carpintariasdesaolazaro.pt/medidas-covid19)


+infos:
https://www.carpintariasdesaolazaro.pt
https://www.bodybuilders.pt
http://fundacaoliga.pt

bottom of page