MILES GREENBERG :: Water in a Heatwave | BoCA

MILES GREENBERG
"Water in a Heatwave"

PERFORMANCE
30 setembro — 10 outubro 2021
19h-23h

Performance duracional de 4h
O público pode entrar e sair do espaço livremente

BILHETES
5€
Bilhetes à venda na porta.
Não requer reserva.

CANADÁ
Nova Criação – Performance Duracional
 “Water in a Heatwave” é uma comissão da BoCA Bienal de Artes Contemporâneas 2021

No ano passado, Miles Greenberg criou “Oysterknife”, uma peça duracional em que passou 24 horas a andar, non-stop, sobre uma passadeira elétrica. A única paragem que fez foi de 25 minutos, por volta da hora 16ª, por perda de consciência. “Oysterknife” é a declaração de amor do artista canadiano, que vive entre Nova Iorque e Paris, à performance art dos anos 70, em particular aos grandes nomes da resistência negra, Senga Nengudi, Pope. L e David Hammons.

A BoCA apresenta pela primeira ao público português Miles Greenberg, jovem artista que trabalha entre a performance e a escultura, na linhagem de Marina Abramovic, com quem colabora desde muito cedo, especializado em performances duracionais e criação de formas esculturais que desafiam os limites da resistência física e partilham um olhar nada romantizado sobre o corpo queer negro. 

Em 2019, enquanto artista residente do Palais de Tokyo (Paris), criou “Alphaville Noir”, numa livre brincadeira com o filme futurístico de Goddard, “Alphaville” (1965), que decorre ao longo de 12 horas numa noite. “Alphaville Noir” marca a estreia do seu método de performance intitulado “Opera Didactica”, baseado em formas de movimento da cultura negra, como rituais vodu, e a dança japonesa Butoh. 

“Water in a Heatwave” é uma nova performance duracional para oito performers e é o projeto mais desafiante, ao nível de escala e de duração, do artista. Dois a dois, os performers colidem os seus corpos uns contra os outros, no topo de uma série de pedestais, criando tensões variadas no espaço.

#performance #corpo #boca #artecontemporânea

Criação: Miles Greenberg
com: Performers a anunciar
Cenografia: Marie De Testa, Miles Greenberg
Música: a anunciar
Produção: BoCA
Apoio: Carpintarias de São Lázaro, Studio Miles Greenberg