top of page

Tomaz Hipólito :: DEVOLUTION

exposição individual com curadoria de João Silvério

INAUGURAÇÃO: 18.11.2021 | 16h00 - 22h00
performance 19h30

EXPOSIÇÃO: 19.11 — 19.12.2021

BILHETES
Entrada grátis durante a inauguração
2€

A exposição DEVOLUTION, de Tomaz Hipólito, decorre de um processo de trabalho e de pesquisa que remonta às suas primeiras experiências na série draw (c. 2010) com o desenho enquanto gesto e agente performativo sobre a arquitectura construída, o corpo e a sua interacção na paisagem, seja esta urbana ou campestre, natural, tanto quanto a natureza ainda persiste no nosso modus vivendi e deste modo no nosso imaginário individual vs. colectivo.

Para esta exposição, Tomaz Hipólito desenvolveu um sistema contraditório de objectos escultóricos que nos sujeitam a uma visão introspectiva sobre a nossa relação com a natureza, a sua transformação e todo o campo de possibilidades que cada uma das esculturas evoca na sua construção, que integra o natural e o artificial, unificando essas entidades através da manualidade da pintura a negro e da adição de materiais industriais.

Contudo, esse negro genérico apenas conhece o seu assentamento sobre os troncos e ramos de madeira que são a estrutura base destas entidades metaforicamente biónicas, híbridas, que transitam entre o vegetal, o animal e o artificial. É neste gesto contraditório que Hipólito realiza uma acção sobre uma projecção vídeo, onde executa um movimento regular, repetitivo na manualidade da pintura, que irá transformar esse registo videográfico, sem o alterar nas condições geradas pelo meio digital, mas ao qual não poderemos resistir enquanto corpos no espaço dessa pintura que se faz desenho e se refaz como escultura no espaço da exposição.

Apenas nos resta uma memória efémera da matéria e do gesto. DEVOLUTION é desta forma uma sucessão de gestos que materializa uma ideia melancólica sobre o resgate da memória de uma ideia de natureza transformada por acções, imagens e reconfigurações que, na aparência imediata do olhar, parecem ser apenas um corpo, mas que na prática artística do autor se revelam como seres irreversivelmente transmutados.

João Silvério
Novembro 2021

bottom of page