Fossil :: James Newitt

Fossil :: JAMES NEWITT

19 Julho - 29 Agosto
Quinta-feira a Domingo | 12h - 18h

Fossil, o filme que foi uma encomenda da Art Gallery of New South Wales em Sidney para a exposição “The National 2019: New Australian Art” e que foi inteiramente filmado nas Carpintarias, estreia-se agora na Europa em formato de instalação que percorre vários espaços do Centro Cultural: no Piso 0, o filme é projetado na íntegra em grande dimensão e no Piso -1 é apresentada uma instalação imersiva, alusiva ao ambiente que deu origem a Fossil.

Fossil é um curta-metragem que explora os lapsos na memória e as lacunas na linguagem de alguém em recuperação de um trauma. O filme segue uma série de tensões entre dois homens, um mais velho que o outro. Mais afetuoso do que agressivo, embora não seja claro como os dois homens estão relacionados, há uma co-dependência em jogo.


Biografia resumida:

James Newitt (1981) vive entre Lisboa e Hobart (Tasmânia). Artista visual e realizador, Newitt já expôs em grupo e individualmente em variados sítios na Austrália e na Europa.
Foi premiado com residências de estúdio internacionais em Los Angeles e Liverpool (UK) pelo Australia Council for the Arts. Em 2012, recebeu a prestigiada bolsa Samstag para participar no Maumaus Independent Study Program em Lisboa. Em 2010, ganhou o City of Hobart Art Prize e em 2009 foi-lhe dado o Prémio Qantas Foundation Encouragement of Contemporary Art Award. Já lecionou na School of Creative Arts da Universidade da Tasmânia,na Universidade da Cidade de Nova York e na Academia de Arte de Tromsø na Noruega.

——

4K 4:3, 22 mins, surround sound
Performers: Anton Skrzypiciel e Romeu Runa
Fotografia: Mário Melo Costa
Produção: Anže Peršin, Stenar Projects
Som: Bernardo Theriaga
Banda sonora e mistura: Jon Smeathers
Assistente de produção: Elise Paixão


Este projecto foi uma encomenda da Art Gallery of New South Wales para a exposição
“The National 2019: New Australian Art”.
Este projecto foi assistido pelo Arts Tasmania by the Minister for the Arts.
Este projecto teve o apoio do Centro Cultural Carpintarias de São Lázaro, Lisboa.