X-CENTRIC FUTURES
Debates mensais abertos ao público coordenados por Giovanbattista Tusa & Bartholomew Ryan. Uma colaboração entre o seminário de investigação X-Centric Futures do CultureLab do Instituto de Filosofia da Nova e o Centro Cultural Carpintarias de São Lázaro.
Este esforço colaborativo visa produzir uma mudança na compreensão coletiva destes tempos presentes, em que demasiadas vezes o futuro é sentido como uma era inescapável e ameaçadora recheada de perturbações sociais e catástrofes ecológicas.
​
Os debates X-Centric Futures procuram desenvolver práticas crÃticas rigorosas que vão além da interdisciplinaridade académica e criar uma plataforma aberta para um diálogo entre diferentes perspectivas na redefinição do pensamento crÃtico numa era planetária.
​
Um terreno comum para as diversas actividades que terão lugar ao longo deste programa é que não há uma humanidade a vir, mas sim uma multidão de diferentes humanidades com diferentes futuros e diferentes passados, cuja exploração implica o desenvolvimento de novos quadros teóricos e práticos e categorias.
​
X-Centric Futures inaugura a categoria de programação GostarÃamos de acrescentar das Carpintarias de São Lázaro.
Esta linha de programação promove conferências, debates ou seminários em temas como inovação e sustentabilidade, éticas do século XXI, contextos históricos e a sua reconciliação, sociedade digital, novos modelos económicos, e todas as questões que se relacionem com outros modos de vida e sociedade.
BIOGRAFIA
> GIOVANBATTISTA TUSA
Giovanbattista Tusa é um filósofo e artista de vÃdeo baseado no Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa em Portugal, onde coordena o programa de investigação X-CENTRIC FUTURES. É o autor, em conjunto com Alain Badiou, de "The End" (Polity Press, 2019).
Recentemente, co-editou" Fernando Pessoa and Philosophy. Countless Lives Inhabit Us" (Rowman & Littlefield, 2021), "PPPP. Pier Paolo Pasolini Philosopher" (Mimesis International, 2022), e "Dispositif. A Cartography" (MIT Press, 2022).
Está actualmente a editar, com Michael Marder, Contemporanea. "A Glossary for the 21st Century" (MIT Press, 2023) e completando o seu manuscrito "Minima Planetaria". É o director das "Planetary Conversations", em colaboração com "The Philosophical Salon".
> BARTHOLOMEW RYAN
Bartholomew Ryan é filosofo, músico e o coordenador do Culturelab no IFILNOVA da Universidade Nova de Lisboa. O seu trabalho académico e criativo revolve em torno do tema central da ‘transformação’ e da pluralidade do sujeito, levando em consideração as máscaras, ecologias e identidades (múltiplas) que definem a condição humana moderna.
Publicou vários livros e artigos sobre filosofia e literatura, e o livro mais recente chama-se "Fernando Pessoa and Philosophy: Countless Lives Inhabit Us" (co-editor, 2021). Ensinou em universidades no Brasil, em Berlin, Oxford, Aarhus, Dublin, Lisboa e Bishkek.
É ainda membro na banda internacional "The Loafing Heroes" e a formação de áudio experimental "Headfoot", e no projeto solo "Loafing Hero".