top of page

X-CENTRIC FUTURES :: Claire Fontaine

"O Método do Materialismo Mágico"
19 de fevereiro de 2022
17h00

Na primeira sessão de X-Centric Futures o colectivo artístico Claire Fontaine apresenta o seu Método de Materialismo Mágico, desenvolvido para reagrupar um conjunto de competências que foram desacreditadas por razões políticas.

É um materialismo que deriva do feminismo, e o seu principal objectivo é restaurar a subjectividade dessas criaturas que foram objectivadas pelo patriarcado - mulheres, pessoas não conformes com o género, pessoas de cor, crianças, e o mundo natural.
O método de Claire Fontaine valoriza o trabalho reprodutivo tanto quanto o produtivo, vê a reprodução como uma recriação da própria subjectividade e do espaço de relação colectiva, vê o corpo não como um mecanismo explorável mas como um local de potencial revolucionário e um campo de batalha.

O debate terá lugar nas Carpintarias através de uma grande projeção em direto com o coletivo.


BIOGRAPHY

> CLAIRE FONTAINE
Claire Fontaine é uma artista conceptual feminista colectiva fundada por James Thornhill e Fulvia Carnevale em 2004 em Paris. Desde 2017, ela vive e trabalha em Palermo. O seu nome é inspirado no icónico ready-made de Duchamp, o urinol intitulado Fontaine, e uma famosa marca de cadernos franceses (Clairefontaine); define um espaço onde as biografias dos artistas não estão directamente ligadas às suas obras de arte, permitindo que a sua pesquisa se torne um espaço de liberdade e desubjectivação.

O uso da apropriação e do sequestro na sua obra deriva da mesma intenção: não destacar a excelência da singularidade única da artista, mas activar as formas e as forças dentro da nossa cultura visual e sublinhar o seu conteúdo político.

Claire Fontaine utiliza o vídeo, a escultura, a pintura e a escrita. Em 2020 publicou uma antologia abrangente dos seus escritos pela editora Semiotext(e), intitulada "Human Strike and the Art of Creating Freedom" (Greve Humana e a Arte de Criar Liberdade).

Dos livros da artista contam-se "Some instructions for the sharing of private property" (Algumas instruções para a partilha de propriedade privada) pela One Star Press em 2011 e "Vivre, vaincre" (Vive, supera) pela Dilecta em 2009.
Duas monografias sobre a artista foram publicadas pela Koenig's Books: "Newsfloor" em 2020, com textos de Anita Chari e Jaleh Mansoor e Foreigners Everywhere em 2011, com textos de Letizia Ragaglia, Bernard Blistène, Nicolas Liucci-Goutnikov, John Kelsey e Hal Foster.

As exposições individuais recentes incluem "Siamo con voi nella notte", Museo del 900, Florença, 2020; "Your Money and Your Life", Galerias Municipais, Lisboa, 2019; "La Borsa e la vita", Palazzo Ducale, Génova, 2019; "Les printemps seront silencieux", Le Confort Moderne, Poitiers, 2019; "#displaced", Städtische Galerie Norhdorn, Nordhorn, 2019; "Fortezzuola", Museo Pietro Canonica, Villa Medici, Roma, 2016; "Tears", Jewish Museum, Nova York, 2013; "1493", Espacio 1414, San Juan, Porto Rico, 2013; "Sell Your Debt", Queen's Nails, São Francisco, 2013; "Redemptions", CCA Wattis, São Francisco, 2013; "Carelessness causes fire", Audian Gallery, Vancouver, 2012; "Breakfast starts at midnight", Index, The Swedish Contemporary Art Foundation, Estocolmo, 2012; "M-A-C-C-H-I-N-A-Z-IO-N-I", Museion, Bolzano, 2012; "P.I.G.S.", MUSAC, Castela e Leão, 2011; "Economies", Museum of Contemporary Art, Miami, 2010.

Carpintarias de São Lázaro
Rua de São Lázaro nº72 
Lisbon, Portugal 

Carpintarias de São Lázaro Hours

Programme to be announced soon

Miradouro de Baixo Hours

Friday: 6pm - 1am

 

General
Phone: 213815891
E-mail: carpintarias@csl-lisboa.pt

Pres
s
E-mail: press@csl-lisboa.pt

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page