ACOUSTICS OF RESISTANCE | Mikhail Karikis
Inauguração: 22 de Julho | 18h — 21h
Perfomance: 19h
Exposição: 22.07 - 28.08
14h - 20h
Acoustics of Resistance (Acústica da Resistência) é a primeira exposição de Mikhail Karikis em grande escala em Portugal e reúne um novo conjunto de trabalhos que refletem sobre a emergência climática. Em três instalações de som e vídeo, o artista explora a escuta como forma de cuidado, solidariedade e ativismo, e propõe a produção de som como uma ação sociopolítica vital que nos ajuda a cultivar visões comuns, galvanizar soluções imaginativas e celebrar o nosso envolvimento com o mundo.
O vídeo No Ordinary Protest (8', vídeo HD, som estéreo), exibido na futura zona da loja do Centro Cultural, funciona como um prólogo da exposição. Desenvolvido em colaboração com trinta e cinco crianças de 7-8 anos de idade de famílias migrantes do Bangladesh em Londres, este trabalho Karikis introduz os temas do eco-ativismo, escuta empática e sonorização como uma forma de poder. O vídeo foi criado através de uma colaboração de 10 meses com as crianças e o seu professor, e foi inspirado pelo romance de ficção científica eco-feminista The Iron Woman de Ted Hughes. Neste romance, uma super-heroína começa a ouvir um barulho misterioso vindo da acumulação de todas as vozes de criaturas que sofrem os efeitos da poluição. Esta personagem dá o poder da audição às crianças que, por sua vez, decidem agir, revoltar-se contra os adultos e fazer ouvir as vozes dos animais.
No piso 1, Surging Seas (vídeo 3' HD, som estéreo, instalação de meios mistos) junta uma instalação de vídeo e som em três ecrãs e uma exposição de cartazes com imagens de arquivo de protestos ambientais em Portugal, posters de protesto, convites à intervenção e mapas de inundações. Com origem em websites de ciência climática, um vídeo navega sobre mapas de Lisboa e do estuário do Rio Tejo mostrando a extensão das inundações e da perda de terras que a área sofrerá neste século num cenário de +2C e +4C. Uma banda sonora criada em colaboração com os cantores socialistas de Liverpool acompanha os mapas do Tejo inundado; o som transmite as sonoridades das ondas do mar em ascensão consecutiva e faz referência às ondas de ruído humano criadas nos eco-protestos que Karikis gravou. Um vídeo de dois canais apresenta uma transcrição de uma conversa imaginada entre dois jovens em 2080. Eles perguntam o que une os seres humanos; reflectem sobre o instinto de sustentar e amar toda a vida; e sobre a nossa responsabilidade para com as gerações futuras. Esta conversa foi desenvolvida em colaboração com estudantes de 20 anos da Birmingham School of Art, utilizando partituras musicais instrutivas da musicóloga e compositora queer Pauline Oliveros.
Apresentação no mesmo andar, Weather Orchestra (11' 30", vídeo HD, som ambiente) é uma instalação de vídeo de quatro canais com som ambiente. Uma ode aos elementos, expressando tanto a nossa profunda relação e envolvimento com o tempo e celebrando a nossa ligação à atmosfera e à terra. Nesta instalação, o espaço transforma-se num sistema meteorológico interior gerado através da vibração do som e do canto. Três projeções apresentam músicos que actuam em instrumentos e máquinas de ruído analógico concebidas para imitar os sons de fenómenos naturais. De uma máquina de vento barroco a um pau de chuva cerimonial latino-americano, tambores oceânicos, waterphones e folhas de trovão enchem as Carpintarias de som e aludem às forças e magnificência da natureza. No meio desta paisagem sonora e varrida pelo barulho, vozes humanas irrompem em canções populares expressando alegria, respeito, medo e admiração por todos os elementos que nos rodeiam. Este trabalho foi criado em colaboração com artistas de Portugal Continental, Madeira, Síria e Dinamarca.
Coletivamente, as obras desta exposição sintonizam com as sonoridades das alterações sócio-políticas e climáticas. Rejubilam-se com o poder transformador da audição e da sonorização, ao mesmo tempo que declaram que mudar o curso das alterações climáticas está nas nossas mãos.
Na inauguração vai decorrer uma performance às 19h com Maria do Mar, Joana Guerra e Helena Espvall.
CRÉDITOS
— ZONA DA LOJA
Obra:
No Ordinary Protest (2018)
Crianças que participaram:
Aamilah, Amirah, Ayaan, Ayman, Eshan, Fahim, Hamza, Iqra A, Iqra U, Isa, Ismail, Khoyrul, Labeebah, Maleik, Maryam, Mus’ab, Mutas, Nafez, Nali, Nasheed, Radhiya, Rafi, Rayan A, Rayan H, Saima, Sania, Shihabur, Tahmeed, Tahseen, Tamim, Tania, Yahseen, Zaynab
Comissionado por:
Whitechapel Gallery London, Film & Video Umbrella, MIMA (Middlesbrough Institute of Modern Art), UK
Financiado pelo:
Arts Council England & Niarchos Foundation Greece
Produtores:
Laura Shacham, Polly Wright, FVU
Diretor de Fotografia:
Jamie Quantrill, Mikhail Karikis
Sonoristas:
Adam Laschinger, Mikhail Karikis
Assistentes de Produção:
Charlie Goodall, Hoagy Hickson
Nivelamento de cores:
Storm HD
Agradecimentos:
The children and Ben Jones at Mayflower Primary School, Sofia Victorino, Steven Bode and the Film and Video Umbrella team, Elinor Morgan at Middlesbrough Institute of Modern Art, Rob Crosse, Charlie Goodall, Uriel Orlow, Cherry Smyth, Cameraworks, Panalux.
Co-Produção:
Carpintarias de São Lázaro
Lisboa SOA
— PISO 1
Obras:
Surging Seas (2022) & Weather Orchestra (2022)
Participantes:
Mariana Camacho, Salman Duski, Helena Espvall, Joana Guerra, Maria do Mar, João Neves, Helene Tungelund
Diretores de som:
Raquel Castro, Mikhail Karikis, Margaryta Kulichova
Câmera:
Mikhail Karikis, Uriel Orlow
Figurino:
Silvo Design
Sonorista:
Hugo Leitão
Assistente de Produção:
Zé Sottomayor
Comissionado por:
Lisboa Soa
Agradecimentos:
Raquel Castro and the entire Lisboa Soa team, Fernando Belo at Carpintarias de São Lazaro, Centro Cultural Malaposta, Diana Policarpo
Apoio de:
Lisboa Soa, Onassis Stegi Foundation Greece, SPOR Festival Denmark, MIMA School of Art & Creative Industries UK.
Biografia
Mikhail Karikis é um artista greco-britânico sediado em Lisboa e Londres. O seu trabalho na área de som, imagem em movimento, performance e outros meios de comunicação é continuamente exposto nas principais bienais de arte, museus e festivais de cinema a nível internacional. Emprega metodologias audição, som e produção de imagem para colaborar com indivíduos e comunidades, crianças, adolescentes, jovens adultos e pessoas com algum tipo deficiência. Os seus projetos são socialmente direcionados e centram-se em temas de justiça ambiental, eco-feminismo, solidariedade e modelos sustentáveis para se viver no nosso mundo; ao mesmo tempo que cultivam o rigor, a atenção e a empatia. Os trabalhos de Karikis foram nomeados duas vezes para o Film London Jarman Award (2016 & 2019), Reino Unido; apresentados no Pavilhão da Dinamarca, 54ª Bienal de Veneza, (2011), IT; Manifesta 9, Ghenk, (2012); 19ª Bienal de Sydney, (2014); Bienal Kochi-Muziris, IN, (2016); MediaCity Seoul, KR (2015), 2ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Riga, LV (2020), e Bienal Mardin, TR (2022). As exposições individuais de Karikis foram organizadas pela TATE Liverpool (2020); TATE St Ives, UK (2019-20); Pavilhão De la Warr, UK (2019-20); Museu de Arte MORI, Tóquio, JP (2019); Whitechapel Gallery, Londres, UK (2018); Turku Art Museum, FI (2018); Aarhus 2017 Capital Europeia da Cultura, DK (2017) e Casino Luxembourg Forum d'art Contemporain, LU (2017). Os seus filmes foram exibidos em festivais internacionais de cinema, incluindo Doc Lisboa (2021), Festival de Cinema de Londres (2019), e Festival Internacional de Cinema de Roterdão (2016). O artista também lançou três álbuns de música a solo, atuou na Royal Opera House Covent Garden, e colaborou com Bjork, DJ Spooky e membros do Hilliard Ensemble.
www.mikhailkarikis.com