top of page

IMAGO LISBOA PHOTO FESTIVAL

FAMILY IN TRANSITION
INAUGURAÇÃO: 01.10.2021
EXPOSIÇÃO: 02 — 31.10.2021

Prolongamento: 03 — 06.11.2021

BILHETES
2€

#fotografia #imagem #festival

A família na atual sociedade
A origem e definição da palavra família não é consensual Na wikipédia encontramos como significado, “um conjunto invisível de exigências funcionais que organiza a interação dos membros da mesma, considerando-a, igualmente, como um sistema que opera através de padrões transacionais”. Parece-nos ser uma significação bastante abrangente e satisfatória no quadro das mutações da família contemporânea, contrariamente à definição sugerida por Claude Lévi-Strauss. Aquele antropólogo francês sugere que “a família nasce a partir do momento em que haja casamento, passando, portanto, a haver conjugues e filhos da união destes”. No nosso entender é um significado ultrapassado na medida em que o casamento, embora constitua um sacramento na maioria das culturas, e onde podemos incluir outros rituais de acasalamento, não representa mais a exclusividade da génese dos laços familiares. Com a evolução da sociedade atual, foram-se gerando novas configurações familiares. É verdade que as famílias monoparentais resultam maioritariamente da rutura de um casamento, mas também surgem da possibilidade da mulher gerar um filho de forma independente. Igualmente, a família arco-íris, constituída por um casal homossexual e que possui, ou não, uma ou mais crianças a seu cargo, não passa necessariamente pelo casamento.

Existe o estereótipo da família feliz, que coabita em harmonia, mas também existe a família disfuncional, ou aquela onde, por razões diversas, se geram ódios. Situações de disfuncionalidade são inúmeras, mas não resistimos a recordar a mitologia grega na figura de Erígone, filha de Egisto e Clitemnestra. Reza a lenda que, após Agamémnon ter ido para Troia, Clitemnestra, sua esposa, se torna amante de Egisto. Quando Agamémnon regressa, Egisto e Clitemnestra assassinam-no e depois casam-se. Os filhos de Agamémnon e Clitemnestra, Electra e Orestes, decidem vingar o pai e recuperar o reino, o que os leva a assassinar Egisto e a própria mãe. Mas o horror vai mais longe, quando Orestes viola a meia-irmã, a bela Erígone, por quem acaba por se apaixonar.

Assim, acreditamos de facto que no seio familiar, seja ele qual for, o denominador comum assenta, efetivamente, numa estrutura funcional que gere a interação de cada um dos seus membros.
Estamos conscientes de existirem muitas outras possibilidades de mapeamento das relações amorosas e familiares. Contudo, acreditamos que através desta narrativa se alcança matéria suficiente para discussão e reflexão em torno da temática eleita pelo festival.

Rui Prata


Selecionados:
Alla Dolgaleva - Echo of My Childhood
Annette LeMay Burke - Memory Building
Catherine Panebianco - No Memory is Ever Alone
Charlotta María Hauksdóttir - A Matter of Some Moments
Diana Velasco - Family Album II, 2018
Fred Hüening - Drei – Them and Me
Haakon Sand - Twins Forever
Johan Bävaman - Swedish Dads
Jorge Fuembuena- Wood Stories
Katrin Jaquet - Neg
Ksenia Kuleshova - Ordinary People
Schore Mehrdju - The Second
Simone Rodrigues - The Names of Love
Susanna Kekkonen - Family Album
Younes Mohammad - The untold story of families

Carpintarias de São Lázaro
Rua de São Lázaro nº72 
Lisbon, Portugal 

Carpintarias de São Lázaro Hours

Programme to be announced soon

Miradouro de Baixo Hours

Friday: 6pm - 1am

 

General
Phone: 213815891
E-mail: carpintarias@csl-lisboa.pt

Pres
s
E-mail: press@csl-lisboa.pt

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page