X-CENTRIC FUTURES :: Bahar Noorizadeh

After Scarcity + The Red City of the Planet Capitalism

debate #4
projeção + discussão

10 de maio de 2022
18h00

Como poderíamos usar a computação para nos tirar do nosso estado de feudalismo digital actual e rumar em direcção a novas utopias possíveis? After Scarcity (31 min. 2018) é um vídeo-ensaio de ficção científica que acompanha cibernéticos soviéticos na sua tentativa de construir uma economia planeada totalmente automatizada. Voando através de enxames de pontos flutuantes delineando mosteiros e ruas de cidades, After Scarcity revisita décadas de história para propor que os passados contingentes podem tornar os futuros fictícios mais reais, mostrando-nos que o socialismo digital era inato à revolução comunista e que a computação não significa que estejamos condenados à tirania actual da total “financeirização”.

After Scarcity será precedido por The Red City of the Planet of the Capitalism (2021) uma instalação vídeo de 13 min. que revisita propostas para uma expansão comunista na União Soviética de 1929.

As projecções serão seguidas de uma discussão ao vivo com a cineasta, moderada por Erik Bordeleau.

X-Centric Futures insere-se no vetor de programação Gostaríamos de acrescentar e é organizado por Giovanbattista Tusa e Bartholomew Ryan em conjunto com o CultureLab do Instituto de Filosofia da Nova e o Centro Cultural Carpintarias de São Lázaro.


BIOGRAFIA

Bahar Noorizadeh é uma artista, escritora e cineasta. A sua investigação examina o avanço histórico da actividade especulativa e as suas políticas derivadas na arte, vida urbana, finanças e filosofia. Noorizadeh é a fundadora de Weird Economies, uma plataforma artística online que traça imaginários económicos extraordinários aos arranjos financeiros do nosso tempo. O seu trabalho apareceu no Pavilhão Alemão, Bienal de Arquitectura de Veneza 2021, Programa Tate Modern Artists' Cinema, Festival Transmediale, Plataforma de Arte DIS, Fórum Berlinale Expandido, e Bienal de Imagens em Movimento de Genebra, entre outros. Noorizadeh contribuiu com ensaios para o e-flux Architecture, Journal of Visual Culture, e para as próximas antologias da Duke University Press e Sternberg Press. Noorizadeh prossegue o seu trabalho como doutoranda em Arte na Goldsmiths, Universidade de Londres, onde detém uma bolsa de doutoramento SSHRC.