SOLOS MULTIPLICADOS :: Rafael Alvarez

SOLOS MULTIPLICADOS
de BODYBUILDERS | Rafael Alvarez & Plural_Companhia de Dança

17 — 20 março
Carpintarias de São Lázaro

10 solos de dança contemporânea e inclusiva com coreografia e interpretação de:

Ariadne Uria; Daniela Reis; Diana Niepce; Diana Tomé; Cristina Tavares; Frederico Augusto; Inês Cardoso; Joana Martins; Mariana Rodrigues; Sofia Santos e Rafael Alvarez

— 17, 18 e 19 de Março | quinta, sexta e sábado, 21h
​— 20 de Março | domingo, 16h

Bilhetes normal:10 euros*
Bilhete c/ desconto: 5 euros
(desconto para pessoas com deficiência mediante apresentação de atestado multiusos e acompanhante; desconto para clientes e colaboradores da Fundação LIGA; desconto comunidade escolar da Escola Superior de Dança mediante apresentação de comprovativo)

*pagamentos apenas disponiveis em dinheiro.

M/6
Duração aproximada: 75 minutos
(acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida)


SOLOS MULTIPLICADOS
O espetáculo é um projecto de cruzamento entre dança contemporânea e dança inclusiva. 10 criadores x 10 intérpretes com e sem deficiência onde cada um assume de forma igual, recíproca e partilhada o papel de coreógrafo e intérprete. Um denominador comum - a construção de um corpo e de um palco plural. O programa com curadoria e coordenação artística do coreógrafo Rafael Alvarez apresenta uma série de dez solos com coreografia e interpretação de Ariadne Uria, Daniela Reis, Diana Niepce, Diana Tomé, Cristina Tavares, Frederico Augusto, Inês Cardoso, Joana Martins, Mariana Rodrigues, Sofia Santos e Rafael Alvarez, apresentados sob a forma de espectáculo-instalação coreográfica, numa multiplicação de corpos, sentidos, identidades e poéticas de movimento - um manifesto para um corpo plural.

O projecto co-produzido pela BODYBUILDERS | Rafael Alvarez e pela Plural_Companhia de Dança/Fundação LIGA em parceria com a Escola Superior de Dança e ANACED, é co-financiado pelo Programa Arte sem Limites da Direcção-Geral das Artes/Ministério da Cultura em parceria com a Acesso Cultura. Reúne um colectivo de artistas com e sem deficiência/diversidade funcional, jovens criadores, finalistas e recém-licenciados da Escola Superior de Dança e outros artistas convidados com percurso estabelecido na dança contemporânea, promovendo para alguns dos criadores envolvidos a oportunidade de direcção e apresentação das suas primeiras obras coreográficas.

SOLOS MULTIPLICADOS lança o desafio para uma mudança do contexto e do paradigma das artes performativas e da dança contemporânea em Portugal, criando oportunidades em contexto profissional para o apoio, capacitação, consolidação e surgimento de novos criadores com deficiência e por outro lado contribui para uma mudança de atitudes e práticas artísticas que promovam uma real inclusão e uma efetiva pluralidade na comunidade artística e na oferta cultural, valorizando a diversidade humana como capital artístico. A partir das identidades, das experiências e das singularidades de cada criador e das suas perspectivas sobre o mundo, partilham-se diferentes visões estéticas e éticas sobre um corpo inclusivo, mas não exclusivo e de uma dança mais democrática e acessível.

É urgente desarrumar a ordem estabelecida nos circuitos de programação artística que se encontram (ainda) praticamente inacessíveis e fechados a artistas com deficiência/diversidade funcional e artistas emergentes. Romper com este sistema alheado da diversidade e da representatividade de outros corpos e de outras vozes e da pluralidade de identidades e de visões artísticas assume-se também como corpo político. Pensar, criar, incluir e transformar a partir do lugar do corpo. Este é o nosso manifesto, uma multiplicação de corpos e mundos para um palco mais plural.


Ficha Artística e Técnica

Curadoria e Coordenação Artística:
Rafael Alvarez

Co-criação, Coreografia e Interpretação:
Ariadne Ferrufino, Daniela Reis, Diana Niepce, Diana Tomé, Cristina Tavares, Frederico Augusto, Inês Cardoso, Joana Martins, Mariana Rodrigues, Sofia Santos e Rafael Alvarez

Direcção Técnica e Desenho de Luz:
Nuno Patinho

Instalação Cenográfica e Coordenação de Guarda-Roupa: Rafael Alvarez

Produção:
Cristina Passos e Rafael Alvarez

Gestão Financeira:
Sara Lamares

Assessoria de Imprensa:
Mafalda Simões

Fotografia:
Elisabeth Vieira Alvarez

Registo e Edição Video:
Bruno Canas

Audio-descrição:
Anaísa Raquel

Co-produção:
BODYBUILDERS | Rafael Alvarez & Plural_Companhia de Dança/Fundação LIGA

Parcerias:
Carpintarias de São Lázaro, Escola Superior de Dança, Anaced - Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência

Co-financimento:
Programa Arte sem Limites - Direcção-Geral das Artes em parceria com a Acesso Cultura